Natação traz diversos benefícios, que vão desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões
Um dos esportes mais completos e recomendados, a natação proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões. A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biótipos, e tem ainda mais benefícios a oferecer. A seguir, veja os principais:
Não tem impacto: é um esporte que não afeta as articulações, promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão muscular.
Proporciona equilíbrio muscular: a natação é uma das modalidades mais completas. Os movimentos realizados durante a atividade envolvem a maior parte dos músculos.
Melhora a postura: aumenta a flexibilidade da coluna e remove a dor.
Melhora a capacidade aeróbica: como a natação exige muito da nossa respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio.
Promove a circulação: praticar a natação, moderadamente, de 30 minutos a uma hora, pelo menos, duas vezes por semana, melhora a circulação sanguínea, o que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.
Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ainda ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas, como a osteoartrite. Exercícios de baixo impacto (como a natação) mantém os ligamentos exigidos fluidos e em bom estado.
Ajuda na recuperação de lesões: atletas lesionados são incentivados a praticar natação ou fazer a reabilitação na piscina. Isso acontece devido a resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.
É para todas as idades: por ser um esporte sem impacto, principalmente, crianças, idosos e mulheres não correm o risco de lesões ósseas e musculares.
Requer maior gasto de energia: na água, seus músculos trabalham cinco, seis vezes mais do que em terra, portanto, o gasto calórico é maior do que em outros esportes.
(Fonte: ativo.com)
Deixar um comentário